“Um país não se suicida. Mas o facto é que a República está em chamas. E portanto a questão é clara: ou o Estado democrático resolve os problemas da República, ou alguém os resolverá contra ele.”

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Four legs good

"Four legs good, two legs bad!" Assim gritavam os porcos na Animal Farm de Orwell. A visão maniqueísta e simplificadora da comunicação de massas estava assim retratada. Recebi da SIC o aviso de que "estreia hoje uma série de entrevistas aos 5 principais candidatos a Belém, que são exibidas esta semana no Jornal da Noite."

Devo andar a ouvir mal porque estava convencido que havia 6 (seis) candidatos a Belém. Até onde pode chegar o descaramento dos media? Segundo a constituição não somos todos iguais em direitos? A qualidade de candidato a Belém não é estabelecida pela apresentação de 7500 proposituras? Com que direito é que uma estação de televisão menoriza um cidadão português igual a todos os outros? Acaso vivemos numa dessas repúblicas das bananas? Já chegámos à Madeira?

A candidatura de Manuel Alegre é a candidatura de um cidadão, apoiado por outros cidadãos, concretizada pelo exercício livre do direito de expressão do pensamento e de associação. Eu nunca deleguei nos patrões dos media a tutela dos meus direitos.

Por uma república livre, justa e fraterna, temos que apoiar Manuel Alegre contra o império das máquinas, sejam elas públicas ou privadas.