“Um país não se suicida. Mas o facto é que a República está em chamas. E portanto a questão é clara: ou o Estado democrático resolve os problemas da República, ou alguém os resolverá contra ele.”

domingo, dezembro 04, 2005

330

Com o emprego a aumentar a um ritmo que supera os treze novos desempregados por hora, importa apoiar um candidato para quem as pessoas estejam primeiro. O grande inimigo da nossa democracia é a crise económica e a crise dos valores da cidadania que se consubstanciam na perda de direitos reais. O direito ao trabalho é um desses direitos que Abril veio consignar.

Não esqueçamos nunca que é para a "Praça de Jorna" que alguns nos querem atirar de novo. Esse é o paradigma de flexibilidade laboral que está no fim do caminho de reformas que as forças do poder oculto nos querem convencer a adoptar.

“os direitos sociais e políticos são inseparáveis numa democracia moderna”

“Se há desemprego, que é um dos problemas que mais me preocupa, que tende a aumentar com a estagnação da economia na Europa e com o fraquíssimo crescimento em Portugal, se há precariedade de emprego, há uma diminuição dos direitos políticos. As pessoas têm medo de perder o seu trabalho. Há uma diminuição da cidadania, há um empobrecimento da democracia.”